Publicado em 03/11/2017 12h24

Projeto de escola pública de Mata vence etapa de concurso nacional

.

(Foto: Divulgação/Alaor Coutinho)

Um projeto desenvolvido por estudantes e professores da rede estadual de ensino de Mata de São João foi premiado na etapa regional da 4ª edição do Prêmio 'Respostas para o Amanhã'. Com iniciativa da Samsung, o projeto tem como objetivo estimular projetos científicos que buscam soluções sustentáveis para problemas existentes na comunidade em que vivem.

Nesta etapa, foram inscritos 1.371 projetos envolvendo a participação de 41.929 estudantes de escolas públicas de todo o país, com a seleção de 25 projetos, cinco de cada região do Brasil, que foram contemplados com um notebook e receberão o selo digital de Vencedor Regional.

O projeto “Biosala: sala de artes, sala da vida”, do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado no litoral matense, foi um dos cinco selecionados no Nordeste. A iniciativa visa a construção de uma sala de artes sustentável, utilizando os princípios da bioconstrução por meio do resgate dos saberes tradicionais indígenas e afrodescendestes. 

O projeto interdisciplinar está em desenvolvimento com a participação ativa dos estudantes. Recentemente, eles fizeram um curso de tratamento de bambu ministrados por indígenas da aldeia Kariri-xoco e especialistas em biocostrução para a implantação do telhado que será construído com estrutura de bambu.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento deste projeto inovador e que vai trazer vários benefícios para a comunidade escolar. Agora, estamos na expectativa para a fase nacional que será ainda mais emocionante”, afirma a diretora do Colégio Estadual Alaor Coutinho, Maria do Socorro de Deus.

O outro projeto premiado no estado, o “Bioplástico de banana verde”, é da cidade de Luís Eduardo Magalhães, localizado em Itabuna, na região sul.  “O projeto tem como um dos objetivos encontrar uma alternativa sustentável para o uso da banana verde inviável para o comércio na produção do ‘plástico’ biodegradável de rápida decomposição, minimizando assim, o uso ou descarte do plástico convencional, diminuindo a poluição do meio ambiente”, explica a diretora da unidade escolar, Ednailza Miranda.

 

Próximas etapas – Para a participação na segunda e terceira etapa, que ocorrerão simultaneamente, os selecionados terão que produzir um vídeo sobre o projeto, com até três minutos de duração. A segunda etapa constitui-se de uma votação online pelo público através do portal (www.respostasparaoamanha.com.br), que irá escolher os cinco melhores vídeos. Na terceira   etapa, a   Banca  Julgadora   selecionará   os cinco melhores projetos. 

Os professores e diretores dos projetos vencedores nacionais serão contemplados com um notebook para cada um e os alunos participantes das turmas vencedoras nacionais receberão um tablet. Os resultados serão divulgados no dia 5 de dezembro, no portal da premiação.

Autoria: Mais Região

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites