Publicado em 25/11/2017 14h42

STJ recebe pedido de abertura de inquérito sobre Alckmin

.

[STJ recebe pedido de abertura de inquérito sobre Alckmin]
25 de Novembro de 2017 às 13:05 Por: Reprodução Por: MÔNICA BERGAMO - Folhapress00comentários

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) recebeu na quarta-feira (22) um pedido de instauração de inquérito para investigar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Ele é acusado de receber, por meio de um cunhado, recursos de caixa dois da empreiteira Odebrecht nas eleições de 2010 e 2014. 

O pedido foi distribuído para o gabinete da ministra Nancy Andrighi, que relatará o caso. Ela deve decidir se autoriza a abertura. 

O envio do procedimento à corte foi avalizado pelo ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), relator da Lava Jato. Governadores têm foro privilegiado e respondem ao STJ. 

O pedido de abertura de inquérito foi antecipado pela Folha de S.Paulo. Ele foi feito pelo Ministério Público Federal e tramita até o momento em segredo de Justiça. 

O nome do governador não aparece na página do tribunal que permite o acesso e a consulta a processos. A corte informa apenas que o "requerido", ou seja, o alvo da investigação, está "em apuração". 

Nesta semana, parlamentares do PT foram à PGR (Procuradoria-Geral da República) para reclamar da lentidão de investigações contra Alckmin no âmbito da Lava Jato. 

Delatores da construtora Odebrecht disseram ter pago cerca de R$ 10 milhões, em caixa dois, para campanhas dele ao governo do Estado de São Paulo. Um cunhado de Alckmin teria recebido os valores. 

A Procuradoria informou aos parlamentares petistas que ainda não havia recebido, do STF, o conteúdo das delações. E informou ainda que os procedimentos em relação ao governador seguiam em sigilo.

Autoria: Bocão News

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites