Publicado em 02/06/2016 20h49

Maragojipe tem programação especial com “faxina” no mangue, lançamento de livro e ações de combate ao aedes egypti

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

É com um “faxinaço” no manguezal que a Fundação Vovó do Mangue, há 19 anos atuando na Baía de Todos os Santos, abre a programação da XVII Semana do Meio Ambiente no município de Maragojipe. Marcado para começar às 9h de domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a limpeza na área conhecida como Cais do Cajá contará com a participação de 35 pessoas, seguida do plantio de 1.000 mudas das três espécies mais comuns na Baía de Todos os Santos, popularmente conhecidas como mangue branco, mangue vermelho e siriúba ou mangue preto.

As atividades da Semana do Meio Ambiente, que acontecem na sede da Fundação Vovó do Mangue e na Associação Atlética Maragojipana (ambas situadas na Praça Antônio Rebouças, Centro), seguem até quarta-feira, dia 8, com lançamento de livro, palestras, mostra de vídeos, oficinas de reciclagem, teatro, música, concurso de desenho, dentre outras ações ambientais.  O combate ao mosquito aedes egypti recebeu atenção especial na programação, com discussão sobre formas de combate e esclarecimento em relação a doenças como zika vírus, Chikungunya , Dengue e relação do mosquito com a microcefalia.

Livro sobre mangue – Ponto alto da programação da Semana do Meio Ambiente em Maragojipe será também o lançamento da publicação resultante do Projeto CO2 Manguezal – Conhecendo os Manguezais de Maragojipe, Bahia, marcado para as 14h de terça-feira, dia 7, na sede da entidade.

A publicação traz estudos sobre as espécies arbóreas do mangue do município, faz uma avaliação sobre a água do estuário de São Roque do Paraguaçu, além de uma análise sobre a característica pesqueira do local. Também apresenta o resultado obtido pelo projeto CO2 Manguezal, financiado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental e que, em seus dois anos de execução (2014-2015), garantiu o reflorestamento de 85.000 metros quadrados de manguezal em Maragojipe e São Francisco do Conde; capacitou mais de 500 pescadores e marisqueiras e realizou aulas de educação ambiental para mais de três mil alunos do Ensino Fundamental 1.

A realização da XVII Semana do Meio Ambiente tem o patrocínio da Deten Química S.A., por meio do Prêmio ao Valor Social, e parceria e apoio do ICMBio e  I7 Comunicação & Design.

Confira programação completa:

XVII SEMANA DO MEIO AMBIENTE - Edição 2016

Dia 05/06 – Domingo

9h – Limpeza do manguezal e plantio de mudas de mangue / Local: Cais do Cajá  - Maragojipe/Bahia.

Dia 06/06 – Segunda-feira

Local: Sede da Fundação Vovó do Mangue (Centro de Maragojipe)

8h - Abertura Oficial dos Estandes Institucionais e Exposição

8h30 – Concurso “Desenhando e aprendendo a eliminar o mosquito da dengue”

9h – Apresentação teatral e palestra sobre o Zika vírus, Chikungunya vírus, Dengue e relação do mosquito com a microcefalia  –  alunos do IAENE/Faculdade Adventista da Bahia.

10h - Jogo do Conhecimento (nível médio)

14h30 – Palestra sobre o descarte consciente do lixo - Grupo de Teatro Nuclearte de São Félix/BA.

15h - Oficina de reciclagem - Artista plástico Badinho


Dia 07/06 – Terça-feira

Local: Sede da Fundação Vovó do Mangue

9h –Teatro de fantoches/bonecos - Grupo de Teatro Nuclearte

10h – Mostra de vídeos ambientais

14h – Lançamento do livro “Conhecendo os Manguezais de Maragojipe”

16h – Show interativo com a Banda Cantarolama

Autoria: Visão Diária/Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites