Publicado em 08/06/2016 16h32

Secretário de Saúde e coordenador do SAMU falam sobre atendimento no município

Camaçari

A Câmara de Camaçari recebeu, na sessão ordinária desta terça-feira (07/06), o secretário municipal de Saúde, Washington Couto, e o coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Camaçari, Luciano Pinto.

O comparecimento atendeu uma convocação apresentada pelo vereador Junior Borges (DEM), através do Requerimento 188/2016. Segundo o edil, o objetivo era esclarecer dúvidas sobre a situação do atendimento em saúde no município e do SAMU, apresentadas pela população.

"Somos questionados frequentemente pelos cidadãos e não temos explicações concretas. Por isso as convocações serviram para que estejamos embasados para responder as dúvidas da população com propriedade, a partir das falas dos dois gestores", afirmou.

O secretário apresentou dados referentes ao atendimento no município e falou, especialmente, sobre as dificuldades enfrentadas. "Toda a equipe de saúde está mobilizada para identificar as dificuldades e buscar soluções. Atualmente conseguimos atender 60% dos casos de urgência e emergência. Muitas vezes, por telefone, conseguimos realizar atendimentos evitando assim a grande lotação do Hospital Geral de Camaçari", relatou.

O coordenador geral do SAMU em Camaçari, Luciano Pinto, também falou sobre o funcionamento e as atuais dificuldades enfrentadas pelo serviço. "Estamos passando por problemas como falta de ambulância, por exemplo. Trabalhamos para tentar suprir ao máximo as demandas, inclusive com solicitação de ambulâncias de Salvador em casos graves", contou.

Após as falas dos gestores, os vereadores de Camaçari fizeram questionamentos. O vereador Elias Natan (PR), que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, pediu esclarecimentos sobre emissão de atestado de óbito pelos médicos do SAMU.

Já o vereador Falcão (DEM) trouxe algumas questões apresentadas pelos usuários, como a dificuldade do acesso ao serviço através do telefone de atendimento. "Temos vários queixas de que quando necessitam, as pessoas ligam e o número não funciona", relatou.

Em resposta, o secretário explicou que as queixas procedem e que já está sendo implantada uma nova central digital, além de mudanças de linhas telefônicas para evitar a situação.

Todos os vereadores presentes também fizeram questionamentos aos palestrantes, apresentando especialmente relatos da própria população, como a situação do atendimento nas UPA's, no Hospital Regional, dentre outros. 

Autoria: Visão Diária/Ascom

 

Autoria: Visão Diária

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