A palavra vem do latim: Sol e sistere (que não se move). Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador.
PREVISÃO
Neste ano, depois de uma massa de ar polar ter levado frio intenso às regiões Sul e Sudeste do país, antes mesmo do início do inverno, a expectativa de meteorologistas é de que a estação tenha temperaturas um pouco mais baixas do que no ano anterior.
Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Centro-Oeste também é de frio intenso.
“As regiões Sul e Sudeste têm as temperaturas mais baixas e os termômetros marcarão abaixo de zero durante o inverno. O Centro-Oeste registrou no último sábado a temperatura mais baixa (9,9ºC) e por todo o inverno a mínima deve ficar entre 13ºC e 14ºC”, disse Carvalho.
A temperatura mínima para a região Sul deve ficar entre 0ºC e 4ºC e na região Sudeste os termômetros variam entre 3ºC e 4ºC.
Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente em relação à média, em praticamente todo o país, com até um grau a mais que a expectativa para 2016. Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.
Para hoje, o Inmet prevê mínima de -3ºC e máxima de 26ºC para a Região Sul, mínima de 4ºC e máxima de 33ºC para a Região Sudeste, e mínima de 11ºC e máxima de 35ºC na Região Centro-Oeste. As Regiões Norte e Nordeste registram máxima de 36ºC e a mínima varia entre 13ºC e 15ºC.
A Defesa Civil de Santa Catarina registrou cerca de 40 municípios com temperatura abaixo de seis graus na manhã de hoje. As cidades com menor temperatura registrada são Urupema (-5,4ºC), Urubici (-3,4ºC) e São Joaquim (-2,2ºC).
Autoria: Agência Brasil
Autoria: Visão Diária