Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou na última sexta-feira (24) o envio de denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça Federal de Brasília, por suposta participação na tentativa de impedir a colaboração premiada do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró. Segundo o G1, a defesa de Lula foi procurada, mas informou que não vai se manifestar sobre a decisão.
Teori acredita que o caso não tem conexão direta com a Lava Jato e, por conta disso, não havia necessidade de ser enviado para a 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão vai contra o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que queria que o caso ficasse sob os cuidados do juiz Sérgio Moro.
"Tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no âmbito da Petrobrás. Na verdade, dizem respeito à suposta prática de atos, pelos investigados, coma finalidade de impedir e de aviltar a colaboração premiada entre Nestor Cerveró e o Ministério Público", disse Teori.
Para o ministro "há outros motivos que militam pela fixação da competência para processar e julgar esta causa na Seção Judiciária do Distrito Federal”, como o fato de a delação de Cerveró tramitar no STF.
Autoria: Metro 1
Autoria: Visão Diária