Publicado em 31/10/2018 13h22

Projeto Dias d’Ávila: Qual a sua história? é realizado em Escola Municipal

.

Projeto Dias d’Ávila: Qual a sua história? é realizado em Escola Municipal

Na manhã desta terça-feira (30), a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), com o apoio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC) realizou a culminância do Projeto intitulado: Dias d’Ávila, qual a sua história?

O Projeto foi desenvolvido pelos alunos do 3° ao 5° ano da Escola Municipal Anísio Teixeira, com o apoio dos professores e abordou temas como Emancipação de Dias d’Ávila, Gestores Municipais, Pólo Industrial de Camaçari, Agricultura Familiar, benefícios da água, Castelo Garcia d’Ávila, lama medicinal, Rio Imbassaí, entre outros.
   
Durante a construção do projeto foram realizadas diversas pesquisas e alguns passeios pedagógicos, o que gerou inúmeras descobertas dos envolvidos. Os alunos enriqueceram demasiadamente os seus conhecimentos e o objetivo proposto pela escola, de melhorar a qualidade da leitura, escrita e oralidade, foi alcançado.


História de Dias d’Ávila

Com a descoberta das qualidades terapêuticas das águas do Rio Imbassaí e, graças ao Padre Torrend, grande divulgador dessas virtudes que eram consideradas como uma das melhores do mundo, o distrito de Dias d’Ávila, pertencente a Camaçari, passou a ser considerado local de veraneio, lazer e, principalmente, próprio para tratamento de saúde, atraindo, assim, milhares de veranistas, motivo pelo qual tornou-se Estância Hidromineral.

Após a implantação do Pólo Petroquímico, por volta dos anos 80, e com o significativo incremento demográfico, já não somente os veranistas ocupavam o distrito, mas também os novos moradores, funcionários do Pólo, formando uma população estável, que resolveram se unir e lutar pela emancipação. 

Até 1985, Camaçari, devido a seus diversos problemas, não dava conta da manutenção do distrito que, até então, encontrava-se abandonado. Com isso os próprios moradores requereram a emancipação política da estância. 

O trabalho de emancipação foi árduo, visto que a estância não possuía condições econômicas nem estruturais para se libertar, o que gerou movimentos que buscaram a melhoria das condições na estância, provando esta ser capaz de se manter. Um grupo de destaque nesse processo foi a Sociedade Amigos Dias d’Ávila, criado por volta dos anos 70, que renderam duas conquistas importantes: a implantação da 25º delegacia de polícia e a linha para a capital, ausente até então. 

Os limites da estância foram amplamente discutidos e só com a confirmação de que a Caraíba Metais, atual Paranapanema, estava instalada dentro dos limites do município, que se deu o último passo para a emancipação. 

No dia 25 de junho de 1984, era publicada a lei que ratificava os limites e criava o município. Porém só em 25 de fevereiro de 1985 foi oficialmente confirmada a emancipação e a criação da cidade de Dias d’Ávila. 

Autoria: Dias D'Ávila Agora/Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites