O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (22/5), o primeiro de mais cinco "gripários" que serão instalados na capital baiana. O espaço médico - localizado dentro da Unidade de Pronto Atendimento dos Barris -. é dedicado apenas para pacientes com problemas respiratórios e síndromes gripais.

“É um espaço dedicado às pessoas que tiverem H1N1, que tiverem Covid-19, ou qualquer síndrome gripal séria. Nós vivemos um período de intensas chuvas, o mês de abril e maio mais chuvosos da década, e isso ajuda na disseminação de vírus gripal. O paciente que tiver alguma síndrome respiratória grave poderá ser assistido nessas unidades que serão montadas em nossa capital", explicou. 

Neto também detalhou como será a rotina. "Funcionará 24h por dia, todos os dias da semana. Vamos retirar essas pessoas das UPAs. Serão estruturas que vão nos ajudar no esforço de manter a queda da taxa de transmissão da Covid”. 

Valéria, Pirajá, Santo Inácio, Paripe e Bom Jesus dos Passos também terão os "gripários". A nova estrutura médica é igual à disponibilizado no Carnaval. "São 24 leitos que se somam aos 14 que já existiam aqui, na UPA dos Barris. Desse total oito são com respiradores, equipamento fundamental para pacientes em estágio grave da Covid-19. Ao todo, irão trabalhar no "gripário" 120 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, bioquímicos", ressaltou.