Nem os maiores compositores que falam de amor poderiam usar a licença poética para romantizar algum Dia dos Namorados - comemorado nesta sexta (12/6) - sem toque, beijo ou passeios românticos com jantares e caminhadas na areia da praia ao entardecer. Os mais antigos devem se lembrar das palavras do cantor Nilton César: "[...] no dia consagrado aos namorados, sairemos abraçados por aí a passear [...]".

O que fazer neste tempo de isolamento, onde ficar longe de quem você mais ama é um gesto de carinho e amor? A verdade é que casais acostumados a comemorar a data em locais públicos arranjaram maneiras criativas para não deixar o dia "passar em branco". Aí apareceu na cabeça de muitos o estalo de ideia: e se eu contratar aqueles carros com mensagens, música e foguete que até os vizinhos ficam sabendo para quem é?

Mas será que esse serviço, famoso no início do século, ainda existe? A resposta é sim. E vamos além: para muitos é a forma mais romântica de surpreender a pessoa amada. Em Salvador, a demanda para este tipo de serviço aumentou por conta do Dia dos Namorados na pandemia. 

AGÊNCIAS DO AMOR 

Uma das empresas que sentiu a maior procura é a Encanto Mensagens. "Tenho uma média de 13 pedidos. No ano passado a média era menor, na faixa entre seis e sete. A tendência é aumentar", disse a dona, Mônica Corujeira. Os preços variam de acordo com o perfil. "A partir de R$ 60 vai o locutor, carro com bolas, CD com músicas escolhidas pela pessoa e queima de fogos", contou. "O mais caro tem cestas, buquê, ursos, chocolates, variando entre R$ 180 e R$ 250". 

Bolas

A timidez dos apaixonados também está na alma do negócio, como pontua a gerente da Vitória Cestas e Telemensagens, Vânia Rios. "Tem gente que acaba deixando de proporcionar um momento inesquecível na relação". Na agência, que também sentiu alavancamento dos pedidos, os kits são entregues a partir de R$ 90. "O simples vai com músicas a escolha do cliente, áudio, mensagem musical, um CD e duas queimas de fogos". 

Mas qual o perfil das pessoas que pedem? A proprietária da New Life Mensagens, Marília Santos, responde. "Esse ano já temos mais de 20 pessoas que contrataram o serviço, normalmente homens que não estão em Salvador", falou. Assim como nas outras duas empresas, os kits também variam de acordo com a escolha do cliente: a partir de R$ 90 o comprador escolhe cinco músicas, um texto, grava dois áudios e dois fogos de três tiros. 

A ESCOLHA

O vigilante patrimonial Leonardo Bispo, de 25 anos, escolheu o serviço da New Life para surpreender a namorada Clécia Gama, 36, com qum namora há cinco meses. "Sempre tive vontade de fazer isso, mas tinha vergonha também porque é algo que chama a atenção. Sou romântico e estou ficando ainda mais com o passar dos anos", falou.

O rapaz confessou ao Aratu On que conheceu a amada no trabalho e que, depois da pandemia, eles se encontraram poucas vezes. "Moramos em bairros diferentes e, por termos um dia a dia corrido, decidi surpreendê-la dessa forma. Acredito que vá gostar, mesmo sendo muito tímida", disse.

Bispo admitiu ainda que apenas alguns amigos sabiam da surpresa e que o incentivaram. "Um colega em particular já fez para sua atual esposa. Os demais gostaram da ideia e também acham romântico, apesar de que, nos tempos atuais, o romantismo seja pouco valorizado", desabafou. "Eu já estava com a ideia em mente, mas quando ouvimos bons comentários nos motivamos ainda mais", revelou.

O vigilante dedicou cinco músicas e uma mensagem. Mas não é só isso: Clécia ganhará outros presentes além do carro de som. "Minha namorada não gosta de flores e doces, então optei por outras coisas", acrescentou. O rapaz é tão apaixonado que resolveu até pedir à nossa reportagem um espaço para mandar um textinho para a amada. (Recado do editor: manda ver, homem, afinal é Dia dos Namorados).