Trinta e oito pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus em apenas um dia no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Os testes foram realizados no sábado (1436) pela Prefeitura, que já contabiliza 256 dos 926 casos confirmados na cidade. 

Foram testadas 116 pessoas no Conjunto Dona Lindu com 13 positivos, e 112 no Parque Santa Rita, com cinco confirmados. No Leila Diniz foram testadas 98 pessoas com oito resultados positivos, já no Brisas foram 100 testes com 12 positivos para a doença. 

Com 12 óbitos, Itinga já tem metade das mortes contabilizadas em Lauro de Freitas. O diretor da Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC), Jean Santos, explica que todas as pessoas que são testadas positivas, tanto nas barreiras quanto nas unidades de saúde, são notificadas. Os casos positivos com sintomas leves ou sem sintomas, são orientados a se manterem em isolamento pelo período determinado pelo médico, geralmente de 14 dias.

"Esses empreendimentos habitacionais tem uma população grande e aqui na Itinga temos um número alto de contaminação e de mortes pela covid-19 o que nos coloca em alerta para estarmos reforçando as medidas como a desinfecção das vias e locais públicos e estratégias de saúde necessárias para darmos o melhor atendimento possível a nossa população", disse a prefeita Moema Gramacho.

Os quantitativos da ação entre número de testados e positivados, servirá de base para a composição de amostragens. Os próprios moradores aprovaram a medida e compareceram para os procedimentos. Os que buscaram pelo teste aguardavam sentados em cadeiras afastadas mais de dois metros uma da outra.