Dez novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram entregues para enfrentamento do coronavírus em Salvador. A cerimônia foi comandada pelo prefeito ACM Neto (DEM) nesta quinta-feira (18/6). Agora, Salvador conta com um quadro total de 61 viaturas. 

De acordo com Neto, a intenção dessa aquisição é acelerar o deslocamento para as ocorrências cotidianas e realizar a regulação de pacientes das Unidades de Ponto Atendimento (UPAs) para os hospitais indicados para cada caso.

"Quando entramos na pandemia tínhamos 41 equipes. Ampliamos para 51 e, agora, 61. Aumentamos praticamente em 50% para assegurar que as pessoas não fiquem aguardando para transporte. Seja aguardando em casa, seja numa UPA, quem faz, principalmente, esse transporte é a equipe do SAMU. Eu não posso deixar de lembrar que esses profissionais estão altamente expostos ao risco, eles têm que lidar com o risco da contaminação, é claro que todos os cuidados com equipamentos de segurança, mas estão expostos. Daí, por que merecem todo nosso reconhecimento".

PREGÃO ELETRÔNICO

O prefeito revelou ainda que a intenção aumentar ainda mais o quadro de funcionários e equipes do SAMU. Para tanto, vai realizar um 'pregão eletrônico' aberto para qualquer prestador de serviço do Brasil, uma vez que, na primeira licitação para contratação pública, não se chegou a um êxito.

"Infelizmente, não há uma previsão clara sobre quando vamos virar essa página na história, então eu determinei à Secretaria Municipal de Saúde que não vamos parar por aqui. Pedi ao secretário para abrir contratação pública, aberta aos terceiros, para aumentar esse número de profissionaias.  Já tínhamos aberto, mas não houve candidatos. Sabemos que falta profissional, falta ambulância e equipamentos. São conjuntos de coisa que precisam funcionar ao mesmo tempo. São muitos problemas. A ideia é que sejam mais 15 equipes".