A concessionária de ônibus CSN - responsável pelas linhas de ônibus da Estação Mussurunga e Orla da capital baiana - passou, na manhã desta segunda-feira (22/6), a ser gerida por um interventor.

Nomeado pela Prefeitura de Salvador, Almir Melo Júnior inicia a destituição dos atuais gerentes da empresa e nomeação da nova equipe que vai administrá-la. A concessionária entrou com ação judicial alegando dificuldades financeiras e o município decidiu intervir e assumir os 4 mil trabalhadores da empresa para preservar seus empregos e não paralisar o serviço.

Em decreto publicado no último sábado (20/6), a administração municipal revelou que a empresa e seus acionistas não propuseram nenhuma medida para resolver o problema e entraram na Justiça para tentar entregar a concessão. Os rodoviários alegaram que a empresa não estava honrando corretamente o pagamento salarial e o tíquete-alimentação. A princípio, o prazo da intervenção é de 180 dias, podendo se encerrar antes. 

Com a medida, a gestão municipal pretende assegurar os ônibus rodando, apurar os motivos da falta de prestação do serviço e fazer auditoria para analisar os decumprimentos legais do contrato da empresa e sua real situação financeira.

É a segunda vez em pouco mais de dois meses que a gestão municipal precisa fazer uma ação nos transportes por ônibus. Em abril, o prefeito ACM Neto (DEM) anunciou a compra de R$ 5 milhões de créditos em passagens "para impedir que o sistema entre em colapso". 

EMPRESA 

A CSN venceu a licitação de 2014 para operar o transporte público em Salvador e ficou responsável por 100% do serviço na Estação Mussurunga e Orla, inicialmente, com 115 linhas e frota de 700 ônibus.  

Desde o começo da pandemia, três funcionários da CSN morreram vítimas de Covid-19, segundo informações do Sindicato dos Rodoviários, que lamentou as perdas dos colegas. Foram eles: Antônio da Conceição Lima, 54, cobrador falecido em 22 de maio; Sérgio Ricardo Cirilo dos Santos, de função não informada, falecido em 24 de maio; Carlos Alberto Souza dos Santos, também de função não informada, falecido em 31 de maio.