Publicado em 09/07/2020 13h03

Comércio de Itabuna reabre nesta quinta-feira após decreto; ônibus seguem sem circular na cidade

Após dizer que comércio seria reaberto 'morra quem morrer', prefeito liberou abertura dos estabelecimentos. Gestor diz que empresários terão que se responsabilizar por deslocamento de funcionários.

 

Comércio volta a funcionar em Itabuna, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (9) — Foto: Patrícia Laís/TV Santa Cruz

Comércio volta a funcionar em Itabuna, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (9) — Foto: Patrícia Laís/TV Santa Cruz

Lojas, armarinhos, shopping popular, floricultura, entre outros estabelecimentos voltaram a abrir suas portas nesta quinta-feira (9), em Itabuna, sul da Bahia. [Veja ao final a lista de estabelecimentos que podem funcionar]

A reabertura do comércio, que faz parte da segunda fase do plano de flexibilização da economia, na cidade, ocorreu a partir das 9h. Nas primeiras horas do funcionamento, o movimento foi tranquilo e sem aglomerações.

Após dizer que reabriria o comércio "morra quem morrer", e causar polêmica, o prefeito de Itabuna, no sul da Bahia, anunciou, na quarta-feira (8), que iria cumprir o que foi dito e liberar o funcionamentos dos estabelecimentos comerciais. O decreto também foi publicado na quarta-feira.

A administração municipal informou, também, que, nos sábados e domingos, todas as lojas devem ficar fechadas, e estão liberadas igrejas, templos religiosos, e feiras livres, conforme regras estabelecidas pela Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente.

 

Apesar do retorno das atividades comerciais, o transporte coletivo segue suspenso na cidade. Os ônibus não circulam há quase quatro meses.

"Eu não coloquei os ônibus de imediato para funcionar, porque vai todo mundo correr para a cidade. A gente não quer isso agora. A gente quer que as pessoas venham à cidade [Centro], quem tem necessidade. Daqui a 10 dias, vamos avaliar isso [do transporte]", explicou Fernando Gomes.

O prefeito de Itabuna informou ainda que cabe a cada empresário pensar no deslocamento do funcionário.

"Ele pode buscar o funcionário em casa e levar em casa. Já estamos fazendo esse sacrifício [abrir o comércio], e eles também têm que participar", disse.

De acordo com a prefeitura, o comércio está liberado de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h. A cidade segue com o toque de recolher, que proíbe a circulação de pessoas nas ruas da cidade, das 18h às 5h.

Comércio reaberto em Itabuna nesta quinta-feira (9) — Foto: Patrícia Laís/TV Santa Cruz

Comércio reaberto em Itabuna nesta quinta-feira (9) — Foto: Patrícia Laís/TV Santa Cruz

O prefeito informou que a reabertura do comércio foi possível após a ampliação do número de leitos clínicos e intensivos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Na terça-feira (7), o município recebeu 15 respiradores do Ministério da Saúde, que serão destinados aos pacientes com a Covid-19.

"São mais 10 leitos de UTI no Hospital de Base e 24 leitos clínicos. Estamos com 62 leitos clínicos e mais de 20 de UTI", disse Fernando Gomes.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab), na noite de quarta-feira, Itabuna tinha registrado mais de 3,2 mil casos confirmados de Covid-19 e as mortes passavam de 90.


Autoria: G1 BAHIA

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites