Nem todo buzu leva à Estação da Lapa, mas que boa parte da cidade passa por lá... Ah, passa mesmo. A partir de hoje, ela vai estar mais emperiquitada e, segundo a prefeitura, mais funcional. Depois de 14 meses de obras, o terminal será oficialmente inaugurado às 10h pelo prefeito ACM Neto e representantes do consórcio Nova Lapa, responsável pelas intervenções e que venceu a concessão para administrar o local pelos próximos 35 anos.
Nova Estação da Lapa é entregue hoje 10h (Foto: Marina Silva/CORREIO) |
A promessa é que a Lapa seja mais que um terminal: ela deve funcionar como um “hub” dos ônibus. Esse nome todo tirado, na verdade, é comum nos aeroportos e significa que a Lapa vai ser um ponto de “distribuição de transporte”, um centro de conexões. A solenidade faz parte da programação de obras entregues pelo aniversário de Salvador.
“Nós fizemos um planejamento para o transporte público inteligente, então a Lapa vem para fechar isso. Fizemos a nova licitação, exigimos ônibus novos com GPS, aplicativo, começamos a instalar 600 novos abrigos de ônibus e, até o fim da gestão, serão 1.000. Mas não adiantava as pessoas chegarem mais rápido à Lapa de Cajazeiras ou do Subúrbio, se o coração da cidade, que é a estação, não estivesse revitalizado”, diz o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota.
De fato, por lá passa uma renca de gente todo dia: são cerca de 450 mil pessoas por dia. Ao todo, 107 das 600 linhas que cruzam a cidade vão à Lapa, por algum motivo. São 509 buzus, incluindo os do Corujão Salvador, que circulam na madrugada.
Por isso, foram investidos R$ 20 milhões pelo consórcio, escolhido depois de uma licitação, em 2014, e formado por três empresas: a baiana Axxon e as paulistas Socicam e Participa. Inicialmente, a previsão era de que os gastos ficassem em R$ 13 milhões, mas, o valor mudou após “incrementos nas melhorias de funcionalidade”, explicou a prefeitura.
Nova Estação da Lapa é entregue hoje 10h (Foto: Estação Lapa) (Foto: Divulgação) |
Durante todo o tempo das intervenções, a Lapa não parou de funcionar, de acordo com o diretor de Engenharia do consórcio, Paulo Henrique Amorim. “Então, as pessoas vão percebendo as melhorias enquanto ela vai ficando pronta. A ideia é um resgate mesmo desse patrimônio da cidade. A Lapa era meramente um local de passagem, mas, quando olhamos grandes terminais no Brasil e no exterior, você vê que eles não são só locais de passagem. As grandes centrais de transbordo são pontos de referência de turistas para a cidade toda”.
Entre as intervenções, há a limpeza da própria estação – que teve pisos polidos e nova pintura, a troca das 11 escadas rolantes (antes paradas), nova iluminação de LED, banheiros climatizados, comunicação visual (aquelas plaquinhas que indicam onde fica cada plataforma) e piso tátil em toda a estação. Também há dois elevadores já funcionando, um para deficientes físicos, outro para carga e descarga.
“Não existia uma rede de incêndio na Lapa. Se pegasse fogo, tinha que contar com uso de extintor. Hoje, tem um sistema automático que dispara no centro de monitoramento 24 horas e tem chuveiros automáticos, que disparam com calor”, conta Amorim, citando, ainda, duas rotas de fuga. O próprio centro de monitoramento conta com 87 câmeras instaladas funcionando sem parar.
E se você quiser fazer umas comprinhas, lá vão ficar 64 lojas. Antes, eram 36. Agora, vai ter até clínica médica e supermercado. Há, ainda, dois postos – um para a Polícia Militar, outro para a Guarda Municipal, além da segurança privada, implantada desde que o consórcio assumiu o terminal, em abril do ano passado.
Até o início do segundo semestre, também deve começar a ser construído um shopping center na estação. Serão cerca de 240 lojas. “Ele tem um prazo de 24 meses a partir do momento que começar. Vai ser um shopping grande que vai gerar muitos empregos, com cinema e tudo. É um shopping voltado para quem frequenta a Estação da Lapa. Ele não vai ter estacionamento, porque vai ser para o usuário que frequenta a Lapa”.
Autoria: Dias D'Ávila Agora