Na última quinta-feira (17/03), o professor Marcelino Vidal Almeida ministrou a palestra “Sistema Educacional Brasileiro: uma perspectiva histórica” para os alunos do segundo período do curso de pedagogia no Pólo Universitário CEP Cursos. De acordo com o ex-secretário de educação de Dias d’Ávila, a consolidação de políticas públicas educacionais no país foi um processo lento devido ao controle dos poderes constituídos na viabilidade do acesso e democratização da educação. “A elite brasileira nunca quis a educação de qualidade para a sociedade. É um meio de ter controle sobre a senzala. Hoje avançamos muito com as políticas educacionais do governo federal, como as cotas raciais e sociais para o ingresso em universidades públicas”, explicou o professor que trabalha com educação há três décadas.
Para a estudante de pedagogia Josilene Santiago de Melo, a iniciativa foi importante para entender como funciona o sistema educacional do município e os avanços alcançados nos últimos anos. “A palestra esclareceu muitas dúvidas e foi essencial para ficarmos atentos às políticas educacionais como uma necessidade para garantir a eficiência na gestão pública de recursos”, relata Josilene.
Silvino Nascimento, diretor do Pólo Universitário CEP Cursos, considera viável a interação proposta pela Secretaria Municipal de Educação e diz que a palestra foi construtiva porque estimulou o debate de práticas pedagógicas e históricas. “A atividade colaborou com o entendimento sobre as leis que regem a educação brasileira”, destaca Nascimento. A ação educativa foi realizada na disciplina “Normas Constituintes da Educação Brasileira”, ministrada pelo professor Éverlan Stutz.
Autoria: Dias D'Ávila Agora / Ascom