Publicado em 29/03/2016 08h30

Semam realiza Seminário no Dia Internacional da Água para conscientizar população

Dias D'Ávila

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou na manhã da última terça-feira (22) Dia Internacional da Água, o Seminário Água o desafio para o próximo Milênio em comemoração a data.

O Vice-Prefeito e secretário da pasta, Geraldo Requião abriu o seminário falando da importância da preservação dos rios para manter a qualidade de vida e o lazer da população citando o Rio Imbassaí que foi um grande polo turístico da cidade, e hoje é o grande desafio da gestão. “Antes a população tomava banho no Rio Imbassaí e que tinha uma lama medicinal, e hoje o nosso grande desafio é fazer com que tenhamos novamente nossos rios revitalizados e mais uma vez nos orgulharmos de morar na cidade das águas” concluiu.  

O gestor ressaltou ainda a importância da participação da população neste processo como agente fiscalizador e disseminador de informação para conscientizar os munícipes, e fazer com que a população volte a desfrutar deste bem, pois a cidade cresceu e esqueceu de cuidar dos rios.

A representante da Embasa, Caroline Ninck falou do Sistema de Ampliação que a empresa vem fazendo na cidade para atender justamente essa demanda crescente que o município sofreu nos últimos anos, com novos reservatórios com capacidade maior para atender a nova demanda. E se colocou a disposição da população para esclarecer eventuais dúvidas.

O representante da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado, Celso Magalhães que reforçou o discurso da preservação, reutilização e uso consciente da água, pois sofremos hoje com a crise hídrica que afeta o país. E apresentou alguns números da secretária que tem parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), Embasa, Secretaria da Agricultura, Pecuária, irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretaria de Desenvolvimento Rural e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) na fomentação, acompanhamento e execução de estudos e projetos de infraestrutura hídrica, bem como formulação e execução de Políticas Estaduais de Saneamento Básico.

Outro ponto discutido foi à questão da empresa de celulose Bahia Specialty Cellulose – BSC que vem extraindo água do subsolo, o que afeta diretamente o lençol freático, e não do solo conforme autorizado por lei.

Na composição da mesa estavam a Secretária de Administração, Tina Costa, o Chefe de Gabinete Luíis Rosas que reforçaram a questão da empresa citada.

IMG_8151

Foto: Josy Jaques

Autoria: Dias D'Ávila Agora / Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites