Publicado em 29/03/2016 08h33

Maternidade Nilza Julieta Nascimento Ferreira foi entregue a população

Dias D'Ávila

IMG-20160324-WA0006

A nova Maternidade Nilza Julieta Nascimento Ferreira foi entregue a população de Dias d’Ávila na tarde da última quarta-feira (23). As novas dependências conta com 14 leitos, dois deles  individuais, próprios para pré-parto, parto e puerpério – PPP, onde gestantes em trabalho de parto de baixo risco tem seu atendimento, e permanecem até sua alta com o recém-nascido. 
IMG-20160324-WA0009 (1)

O Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Ribeiro destacou que o novo projeto oferece um espaço moderno, confortável, que permite assistência humanizada às gestantes de Dias d’Ávila. Com esta unidade, totalmente reformada e reequipada, não será mais preciso que as parturientes de nossa cidade tenham que se deslocar para outras localidades. “A mulher grávida não está doente. Ao contrário,  ela está no melhor momento de sua vida, e portanto precisa ser acolhida neste momento emocionalmente crítico,  com mais atenção e humanização. É exatamente isso ela vai encontrar aqui” conclui Fabiano Ribeiro. O gestor apresentou ainda um balanço de atendimento de gestantes no município e a perspectiva de que a maternidade chegue a atender 700 partos em 2016.

O novo equipamento conta com o Sistema da Rede Cegonha que oferece permissão para que a grávida tenha companhia desde o parto até a alta médica, estimula à participação paterna no momento do nascimento do bebê o que permite que a gestante se sinta amparada e segura para seu parto.

A prefeita Jussara Márcia pontuou a importância da presença do familiar para a gestante nesse momento que está em um ambiente que não é o seu, para que se sinta amparada e segura. “A gestante vai poder ter seu marido do seu lado, acompanhando desde a internação até sua alta. Isso é importante para estreitar os laços familiares desde o nascimento da criança, e proporcionando a mãe a acolhimento e carinho que ele merece” ressaltou a prefeita. IMG-20160324-WA0010

Maternidade Nilza Julieta Nascimento Ferreira

Nilza Julieta Nascimento Ferreira foi à primeira enfermeira de Dias d’Ávila mais conhecida como Dona “Nizu”. Ela teve um papel fundamental na saúde do município, por isso foi homenageada dando seu nome a maternidade municipal. A filha de Dona Nizu, Ivonete Julieta Nascimento de Ferreira, 51, moradora do Centro da cidade fala da emoção de ter o trabalho da mãe reconhecido. “É muita emoção vendo o sonho da minha mãe ser realizado, pois foi a primeira enfermeira desta cidade, e o sonho dela era ter uma maternidade aqui. Eu nasci em casa porque não existia um local assim. Meus filhos nasceram fora porque aqui não tinha maternidade de qualidade. Fico muito feliz em saber que as mães diadavilenses não vão precisar mais sair daqui pra ter seus filhos fora e sim nessa maternidade Nilza Julieta” ressaltou.

 

IMG-20160324-WA0015IMG-20160324-WA0014IMG-20160324-WA0020

 

Autoria: Dias D'Ávila Agora / Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites