Publicado em 29/09/2021 20h54

Mais três focos de incêndios atingem Chapada Diamantina e reforço para combate é acionado

Além dos 55 brigadistas e bombeiros na região, outras equipes se mobilizam para conter fogo; Brigada Nacional é esperada nesta quinta (30)

Mais três focos de incêndios atingem Chapada Diamantina e reforço para combate é acionado

Foto: Reprodução

Por: Adele Robichez no dia 29 de setembro de 2021 às 18:23

 

Em meio a uma onda de incêndios florestais na Bahia, especialmente na Chapada Diamantina, mais três focos de fogo foram registrados no Parque Nacional da região. De acordo com um documento divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a brigada nacional está se deslocando para a região para ajudar os brigadistas contratados e os bombeiros militares presentes no local.

As chamas no interior do parque se encontram nas localidades Gerais dos Vieira/Calixto, Gerais do Rio Preto/Candombá, e um no limite noroeste da unidade, no Poço dos Patos. Há, no momento, 55 pessoas em campo, entre agentes da  Brigada Voluntária do Capão, os brigadistas voluntários do Guiné, Tejuco e Barriguda e oito bombeiros militares. Estão sendo utilizados viaturas, duas aeronaves, sopradores e bombas costais.

Para ajudar no combate, mais equipes estão se mobilizando. Além dos 18 integrantes da Brigada Nacional Wellington Peres do ICMBio, que chegarão ao Parque nesta quinta-feira (30), estão indo em direção à região a brigada voluntária Marchas e Combates de Mucugê e a Brigada Voluntária de Lençóis.

Na semana passada, um incêndio na BR 242, na altura do Aeroporto de Lençóis Coronel Horácio de Matos, formou fumaças que se espalharam por toda a extensão da rodovia e atrapalharam a visão dos motoristas. Outro foco, identificado dois dias antes, também na Chapada Diamantina, teve as suas causas sentidas na zona urbana da cidade de Lençóis. Uma enorme nuvem formada a partir da queima nas matas pôde ser observada, após avançar na cidade.

Autoria: Metro 1

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites