Publicado em 06/04/2016 12h03

Parceria entre Prefeitura e Ford capacita jovens de Camaçari

Ford Camaçari

Mais uma etapa da parceria de sucesso entre a Prefeitura de Camaçari e a Ford foi concluída hoje (04/04). Em cerimônia realizada no Teatro Cidade do Saber, aconteceu a certificação de 100 jovens contemplados na 1ª etapa do Programa Ford de Educação para Jovens e a entrega simbólica da 3ª edição do projeto Mochila Ecossustentável.

Bastante orgulhoso com o trabalho social que é feito em conjunto com a montadora americana, o prefeito Ademar Delgado destacou que a educação é a mola propulsora do crescimento em todos os âmbitos da vida do ser humano. “É por isso que nós proporcionamos e buscamos parcerias para dignificar cada vez mais a educação para os jovens de Camaçari”, ressaltou o prefeito.

O presidente da Ford para a América do Sul, Steven Armstrong, e o presidente Global da Ford Fund (braço filantrópico da Ford), Jim Vella, foram unânimes em dizer que é um prazer ter Camaçari como parceira nos projetos sociais, ambientais e educacionais da empresa.

Segundo o secretário de Educação, Juipurema Sandes, o processo de ensino tem múltiplas funções sociais, inclusive a de preparar para a vida e, segundo ele, a parceria com a Ford contribui para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, o que representa um apoio muito importante.

Flávia Nascimento, de 17 anos, ex-aluna do Colégio Estadual Professora Nadir Ribeiro Copque, em Arembepe, foi uma das concluintes certificadas hoje. De tão empolgada que ficou com o aprendizado e as experiências que vivenciou ela revelou que pretende cursar Engenharia Mecânica. Pelo seu bom desempenho, a jovem foi uma das selecionadas para o Programa Jovem Aprendiz da Ford.

A cerimônia foi marcada pela apresentação artística realizada por alunos do Projeto Axé, que incluiu capoeira, dança, percussão e orquestra de berimbaus.

 

 FORD DE EDUCAÇÃO                                      

O objetivo do programa é de oferecer capacitação técnica e comportamental com foco no ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Inicialmente, o programa beneficiou 100 alunos de Camaçari, com idade entre 17 e 21 anos, concluintes do ensino médio da rede pública de ensino.

As formações são em auxiliar de eletricista, mecânico de automóveis, mecânico de máquinas industriais e administrativo. Ao final da capacitação, os alunos participaram de uma seleção para o Programa Jovem Aprendiz da Ford.

A iniciativa é promovida pela Ford, por meio do programa de responsabilidade social, e executada pelo Sesi (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Financiado pela Ford Fund, o programa conta com parceria do Governo do Estado, da Prefeitura de Camaçari, por meio da Seduc (Secretaria de Educação) e da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico), além da parceria do Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

 

MOCHILA ECOSSUSTENTÁVEL

Na oportunidade, aconteceu a entrega simbólica de 10 mil mochilas ecossustentáveis para as crianças da rede pública de ensino. Quatro alunos da Escola Municipal do Natal representaram os demais estudantes que serão beneficiados com o material. 

A iniciativa é fruto da oficina de costura para mulheres criada a partir de uma parceria entre a Ford e o Projeto Axé, com o apoio da Seduc. Esta é a terceira vez que a Ford doa as mochilas ecossustentáveis a estudantes da rede municipal.

A pequena Natiele dos Santos, de 9 anos, que estuda no 4º ano da Escola Municipal do Natal, estava radiante com a mochila e a possibilidade de representar os demais estudantes. Ela disse que a mochila é tão linda que vai substituir a que estava usando para ir à escola.

Além de beneficiar as mulheres, a oficina de costura contribui para o aprendizado de jovens em situações de risco, ao permitir que participem do processo de criação das peças propondo cores e estampas para as mochilas. Este ano, as mochilas fabricadas a partir do reaproveitamento dos uniformes usados dos funcionários tem como arte a árvore Camaçari, espécie nativa que dá nome ao Município.

A ação conta com o patrocínio da Ford Fund, para oferecer conhecimento técnico por meio de oficinas criadas e implementadas pelo Projeto Axé.

Autoria: Dias D'Ávila Agora / Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites