Publicado em 10/01/2017 13h32

Imbassaí recebe Encontro de Culturas do Mundo

Mata de São João

Em meio a discursos de ódio e intolerância, o Encontro de Culturas do Mundo vem para promover o diálogo e a valorização da diferença. Realizado há onze anos em Mata de São João, em Imbassaí, o evento traz convidados nacionais e internacionais para divulgarem sua música e dança.

O Encontro Multiétnico que acontecerá de 20 a 22/01 no Espaço Cultural Tangará Mirim é a grande novidade desta edição. Na oportunidade, sete diferentes etnias indígenas estarão unidas para compartilharem seus saberes tradicionais com o público.

Em Já entre os dias 25 e 29, acontece o Encontro de Músicas e Danças do Mundo, que contará que contará com a participação de artistas do Brasil, Portugal, Turquia, Egito e Madagascar, em apresentações abertas ao público e aulas pagas.

A idealizadora do evento Glaucia Rodrigues fala sobre o evento: "O mundo hoje está muito globalizado, é importante mantermos as diferenças com respeito. Esse encontro é uma forma dos indígenas venderem o seu artesanato e de incentivarmos e apoiarmos a sua cultura".

Toda a renda gerada pelo encontro será revertida para os músicos participantes, além de financiar uma orquestra de jovens músicos e um grupo de mulheres bordadeiras da comunidade. O Encontro Multiétnico terá a presença das etnias Guarani / Mbya (Sta Catarina), Fulni-Ô (Pernambuco), Kayapó / Mebêngôkre (Pará), Dessana (Amazonas), Yawalapiti (Xingu) e Tupinambá (Bahia). O evento ainda contará ainda com a exposição Guarani Kaiowá: Imagens de quando a coragem recusa a humilhação, do fotógrafo Rogério Ferrari.

Já no Encontro de Músicas e Danças do Mundo, os destaques internacionais ficam por conta do grupo Madrassati Toyaria de M'tsangadoua, com a oficina de Danças e Cantos Sufis das mulheres de Mayotte (África), a oficina de Danças e Ritmos Turcos, com os artistas Senol Sentürk, Betül Sentürk, Halil Ibrahim Karaagaç, Sinan Güneysu e Hasan Kukuoglu, da Turquia, entre outros.

O evento também contará com atividades gratuitas, como os fóruns culturais, com temáticas que abordam a cultura de paz e a diversidade, e as exposições Eu rio pro mar, de Jean Louis Vasconcelos, cujas pinturas em óleo sobre tela mergulham no universo das águas, tendo o mar como personagem principal, e Homenagem ao balangandã, da artista Alexa Leirner.

 

Autoria: Dias D'Ávila Agora / Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites