Publicado em 10/01/2017 19h53

Secretaria da Educação do Estado implanta escola de Tempo Integral em Candeias

Candeias

Cumprindo uma agenda de visitas às escolas estaduais na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, esteve, nesta terça-feira (10), no Colégio Estadual Polivalente de Candeias (51 km de Salvador), acompanhado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e o prefeito municipal Doutor Pitágoras. O objetivo é estreitar o diálogo com os gestores e fazer um levantamento de demandas relacionadas, por exemplo, a questões pedagógicas e de infraestrutura para possíveis intervenções, visando a melhoria do ambiente escolar.  

 

No Colégio Polivalente de Candeias, a novidade é a implantação da Educação em Tempo Integral, com a oferta de 320 vagas para o 1º ano do Ensino Médio para o ano letivo 2017. A matrícula acontecerá de acordo com o calendário da Secretaria, de 24 a 31 de janeiro, disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula).

 

"Nós este ano tivemos mais escolas em Tempo Integral no Estado e uma delas é esta aqui. Isto é importante para inserir uma série de atividades complementares. Candeias é uma cidade que já comportava este tipo de experiência e agora, a gente vai poder ajustar isso e, ao mesmo tempo, fazer a junção com o pós-médio e com a Educação Profissional aqui na cidade", afirmou Pinheiro. O secretário ressaltou que há outros projetos pedagógicos para as escolas como a oferta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). "Estamos adotando medidas para o Emitec aqui de Candeias, buscando melhorar as instalações e os conteúdos", afirmou.

 

A visita também teve o objetivo de discutir com o prefeito de Candeias a municipalização de uma das escolas. "Ainda tem sob a responsabilidade do Estado da Bahia cerca de 220 mil alunos que deveriam estar sob a responsabilidade dos municípios. Nós estamos assumindo isso, compreendendo que não podemos abandonar esses estudantes, mas em alguns casos, as prefeituras, como já manifestou o prefeito Pitágoras, têm todo o interesse e a disposição para que uma parcela dos estudantes do Ensino Fundamental I seja assumida pelo município", destacou Pinheiro.

 

Pinheiro falou que o estado continuará com o Ensino Médio e ainda com o Fundamental II e dará apoio ao município, inclusive, na formação continuada dos professores, dando suporte no programa de alfabetização das crianças e na Educação de Jovens e Adultos. "Candeias será uma das cidades onde vamos trabalhar de forma muito intensa a formação profissional da juventude para o mundo do trabalho e para o ingresso no ensino superior".  

 

O diretor do Colégio Polivalente de Candeias, Jorge Domingos Teixeira, falou sobre a importância deste encontro com o secretário para o diálogo sobre melhorias na escola. Ele destacou a expectativa sobre a implantação da Educação em Tempo Integral. "Aqui é uma escola de Ensino Médio, mas também oferecemos cursos da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos. Agora, vamos ter a Educação em Tempo Integral para o primeiro ano. Pedagogicamente este é um investimento da Educação, porque o aluno vai ter mais tempo na escola e aumenta a carga-horária das disciplinas. Todo mundo ganha com isso, o aluno, a comunidade, a escola e as famílias", comenta.

 

A professora de Inglês, Raimunda Rodrigues, também comemora a novidade na escola. "Esse novo momento da Educação em Tempo Integral vai ser muito bom e muito útil, porque temos alunos que vêm de distritos como Passé e da Ilha de Maré. Com o tempo Integral, além de eles terem aqui as refeições, os alunos vão poder explorar mais conhecimento e esse momento do ensino e da aprendizagem vai ser bem mais valoroso", afirma.

 

Para o professor Luiz Euzébio dos Santos, as famílias também têm a ganhar com esta modalidade. "A Educação em Tempo Integral é uma novidade em Candeias e aqui é uma cidade repleta de trabalhadores e de mães que sustentam suas famílias. Eu tenho certeza que, sem transferir a responsabilidade de familiares deles para a escola, mas ao mesmo tempo entendendo que o ambiente de ensino integral possibilita a estas mães a oportunidade de seus filhos estarem no melhor lugar que é a escola, para a cidade de Candeias é uma grande conquista".  

Autoria: Dias D'Ávila Agora / Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites