O novo Ford Focus RS venceu o prêmio de "Carro do Ano 2016" da Top Gear, a publicação automotiva mais vendida do Reino Unido. O esportivo, que chega a 260 km/h, foi apontado como um "feito fantástico" na edição comemorativa. Eleito inicialmente como "Hatch Esportivo do Ano" pela Top Gear, desta vez o Focus RS superou esportivos, supercarros e limusines para ficar com o título mais importante da revista. "O Focus RS é realmente o pacote completo e levou o nosso prêmio máximo à frente de vencedores de outras categorias que custam até 10 vezes mais. Ele oferece desempenho e entretenimento por preço acessível, com beleza e praticidade de série, provando que nem sempre é preciso gastar muito para ter uma grande diversão", disse Charlie Turner, editor chefe da Top Gear.
A publicação elogiou o desempenho e a dirigibilidade do modelo e acrescentou: "O que torna o RS tão especial é que ele combina uma personalidade vívida com real praticidade e oferece tudo isso por um preço tentador. Temos um novo herói". Esta é a segunda vez em três anos que a Ford fatura o reconhecimento máximo da Top Gear – o Fiesta ST foi o "Carro do Ano 2013". Este não foi o único prêmio da Ford na premiação. O novo Mustang GT350R foi eleito "Muscle Car do Ano" e Chris Svensson, designer do Ford GT, e David Pericak, diretor da Ford Performance e engenheiro chefe do Mustang, figuraram entre os "Top Gear Heroes".
O Focus RS traz várias tecnologias avançadas, como o sistema de tração All-Wheel Drive com controle vetorial dinâmico de torque e controle de arrancada, que ajudam o carro a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Na fase de pré-venda foram encomendadas 3.000 unidades, que começam a ser entregues agora. "Ter o Focus RS premiado como 'Carro do Ano' da Top Gear antes de iniciar a produção de volume é um reconhecimento ao time de desenvolvimento do carro e ao legado que ele mantém com tanto sucesso. O prêmio aumenta ainda mais a expectativa em torno desse modelo único", diz Andy Barratt, presidente da Ford Grã-Bretanha.
Autoria: Ascom Ford