Publicado em 26/03/2017 22h23

Associação de Rendeiras de Dias d´ávila participa do X Encontro de Artesãos da Bahia

Coordenadora da RENDAVAN representa categoria da Bahia em mesa redonda

Na tarde da ultima quinta-feira, (23) a Associação de Rendeiras de Dias d´ávila (Rendavan) participou do X Encontro de Artesãs e Artesãos da Bahia no Museu Geológico da Bahia, localizado no Corredor da Vitória em Salvador.

O evento promovido pela Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria de Trabalho, Empresa e Renda e Esporte da Bahia reuniu cerca de 150 profissionais da arte de vários municípios baianos para celebrar o Dia Mundial da Artesã e do Artesão, 19 de março. Representando Dias d´ávila, a Rendavan, através do Projeto Nosso Bordado, compareceu ao evento com mais de 24 associados. A coordenadora Dinoélia Trindade, representou os artesãos do estado na mesa redonda composta pela secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Olivia Santana, representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA), do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e da cantora Margareth Menezes.

"Foi muito importante o apoio da Prefeitura de Dias d´ávila para participarmos desse evento. Oportunizamos muitos alunos que nem conheciam Salvador a fazer parte de um evento de grande porte com o Projeto Nosso Bordado." Afirma a Dinoelia Trindade, coordenada da associação.

 

Sobre a RENAVAN

Na ocasião, foi assinado um Termo de Colaboração entre a Setre e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que prevê a execução de atividades de comercialização do artesanato baiano, mediante consignação, com intuito de criar um fluxo para a produção artesanal.

A Associação foi criada em fevereiro de 2009 e é constituída por um grupo de mulheres da cidade de Dias D'Ávila que tem como objetivo principal, difundir e resgatar a arte e cultura da renda de bilros e bordados a mão, garantindo a valorização do trabalho manual, a geração de renda e sustentabilidade das mulheres do município. O Projeto Nosso Bordado ganhou e edital de Economia Criativa da Secult-BA onde contempla160 vagas para adolescentes, jovens e adultos onde cada aluno tem direito a participar de  duas modalidades oferecidas pela instituição: corte-costura e modelagem, crochê, bordado a mão e aterfacto com couro.

Autoria: Dias D'Ávila Agora / Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites