Publicado em 07/03/2024 19h00

Requalificação do Centro Histórico de Camaçari é pauta de nova reunião

.

O Projeto de Requalificação do Novo Centro Histórico de Camaçari esteve na pauta de mais uma reunião com o prefeito Elinaldo Araújo. Na oportunidade, foram discutidos assuntos como mobilidade, monitoramento da obra, estacionamento público e sinalização. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (7/3), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov).
 
Ao destacar como prioridade o tempo de execução dos serviços, o chefe do Executivo afirmou que todos os esforços necessários estão sendo empregados para que tudo seja concluído no menor tempo possível. "Sempre estamos dialogando sobre o prazo de conclusão da obra, pois entendemos a importância da região do comércio para a cidade como um todo. Então, estamos elaborando um plano de ação que garanta máxima rapidez na execução dos trabalhos", pontuou Elinaldo.
 
Com relação às medidas que devem ser tomadas para melhorar a mobilidade no Centro da cidade, durante o período em que as intervenções acontecem, estão a delimitação de corredores de tráfego para os pedestres, com implantação de sinalização indicativa,  comunicação visual adequada, bem como a logística empregada para a execução da obra. "Teremos equipes trabalhando simultaneamente nas três praças. Com certeza, essa obra não será executada como as convencionais, que levam de oito a dez meses. Queremos fazer em um tempo bem menor, para que a região volte à normalidade muito mais bonita, segura e acessível para todos", finalizou o prefeito.
 
Observando a planta baixa do projeto de implantação, que inclui as reforma das praças Desembargador Montenegro, Abrantes e Primeiro de Maio, além da Avenida Getúlio Vargas, e das ruas da Bandeira, Adelina de Sá e Santa Bernadete, foram levantados alguns questionamentos referente aos espaços que podem ser utilizados como estacionamento disponível para uso dos comerciantes e frequentadores do comércio local.
 
Em tempo, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Flávio Matos, sugeriu que o espaço onde antigamente funcionava o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), localizado na Rua José Nunes de Matos, seja transformado em um grande estacionamento público enquanto as vias, que passarão por intervenção, estejam interditadas. "Nós temos um sonho daquele prédio ser transformado numa policlínica ou num hospital para realização de pequenas cirurgias. Mas, de imediato, nesse momento da obra, pode atender à população servindo como estacionamento", comentou. A sugestão do vereador foi aprovada por todos os presentes.
 
O gestor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, comentou que já projeta a cidade para além da requalificação do Centro Histórico, e explicou que, "os grandes municípios do Brasil trabalham no sentido de oferecer cada vez mais acessos com tranquilidade e segurança aos grandes centros. E é sobre isso que estamos dialogando aqui. São intervenções como essas que garantem uma transformação total da cidade, incluindo maior e melhor desenvolvimento da economia local".
 
"Hoje estamos tratando da realização de um sonho de toda a população, que é a requalificação do nosso Centro", comentou a titular da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andrea Montenegro. A gestora da pasta falou da satisfação em poder acompanhar o andamento dos trabalhos. "Com a união de todos a gente vem reconstruindo Camaçari. E, em nível estratégico de desenvolvimento urbano, com certeza, o nosso município está num cenário de destaque".
 
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA), Pedro Failla, elogiou a postura do prefeito em sempre manter o diálogo aberto e franco com as entidades envolvidas. "Eu sou partidário do diálogo, e é o que está acontecendo. A meu ver, as intenções da prefeitura são as melhores possíveis, no momento em que quer a melhoria do comércio, e que as pessoas de fora tenham melhores impressões da cidade. Até aqui temos discutido soluções intermediárias, que podem fazer com que a obra caminhe com menos obstáculos, sem maiores transtornos e com mais fluidez", pontuou.
 
Com contrato que prevê prazo de execução de 12 meses, e investimento total de mais de R$ 14 milhões, as obras de requalificação do Novo Centro Histórico, realizadas por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), dispõem de recursos do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, que deriva do convênio entre a administração municipal, através da Secretaria da Cultura (Secult), e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
 
Também participaram do encontro secretários municipais e entidades representativas do comércio local; além do engenheiro da Seinfra, Edgard de Oliveira; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari, Pedro Reis; e do diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari, Jucimar Luz.

Autoria: ASCOM PMC

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites