A Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU), iniciou nesta quinta-feira (14), a Campanha de Vacinação contra a Influenza em nosso município. A ação acontece com o objetivo de vacinar os grupos prioritários contra a gripe. Essa campanha é realizada anualmente pelo Mistério da Saúde e busca proteger a população contra os vírus da influenza, que podem causar doenças respiratórias graves, principalmente em grupos mais vulneráveis.

Os grupos prioritários para a vacinação incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

As vacinas estão sendo ofertadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município, das 08:30h às 12h e das 13h às 16:30h. Para se vacinar é importante que os indivíduos levem consigo o Cartão do SUS, CPF, documento de identificação e o cartão de vacina.

A vacina contra a influenza é segura e eficaz, e protege contra os principais tipos de gripe. Ela contribui para a redução das complicações, hospitalizações e mortes causadas pelo vírus, especialmente nos grupos prioritários que apresentam maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Além da vacinação, é importante seguir outras medidas de prevenção, como a higienização das mãos, uso de máscara, evitar aglomerações e manter os ambientes bem ventilados.

A vacinação contra a influenza é uma estratégia importante para proteger a saúde da população, especialmente dos grupos prioritários. É fundamental que as pessoas que fazem parte desses grupos compareçam aos postos de saúde durante a campanha e recebam a vacina, contribuindo assim para a prevenção da doença e para a promoção da saúde de toda a comunidade.