Publicado em 30/11/2024 11h47

Arena Daniela Mercury passa a se chamar 'O Canto da Cidade' e mantém homenagem à cantora

Esta foi uma alternativa encontrada pela prefeitura para manter a homenagem a Daniela, já que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) orientou que o nome da arena fosse modificado

Arena Daniela Mercury passa a se chamar 'O Canto da Cidade' e mantém homenagem à cantora

A assessoria de imprensa da cantora Daniela Mercury confirmou, nesta sexta-feira (29), a mudança no nome do espaço que recebe os shows do Festival da Virada, promovido pela prefeitura. O local passará a se chamar "Arena O Canto da Cidade", em referência a uma das principais músicas da artista.

 

Esta foi uma alternativa encontrada pela prefeitura para manter a homenagem a Daniela, já que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) orientou que o nome da arena fosse modificado. O órgão ministerial entende que o município descumpriu legislação que proíbe homenagem em equipamentos públicos a pessoas vivas.

 

Em comunicado oficial, a assessoria expressou gratidão pela homenagem e relembrou a importância histórica do álbum "O Canto da Cidade", lançado em 1992, que se consolidou como um marco não apenas para a Bahia, mas para o Brasil no cenário mundial.

 

"Denominar o espaço de Arena 'O Canto da Cidade' reafirma o compromisso das entidades públicas com a preservação desse patrimônio artístico, que se estende à população de Salvador e da Bahia. A escolha do novo nome reforça o reconhecimento da arte como um pilar essencial da identidade cultural soteropolitana e exalta o legado da obra para a cultura brasileira", destacou a assessoria.

 

Em outubro deste ano, após manifestações de fãs nas redes sociais, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), havia comentado sobre a possibilidade de rebatizar a Arena Daniela Mercury, que passou a se chamar Arena Parque das Dunas, em função da orientação do MP-BA), para Arena "O Canto da Cidade".

 

Além da mudança de nome, os fãs também manifestaram insatisfação com a sugestão do prefeito de realizar o tradicional projeto Pôr do Som, organizado por Daniela Mercury há 24 anos no dia 1º de janeiro, no Farol da Barra, em vez da Boca do Rio, local histórico do evento.

 

No mesmo comunicado, Daniela comentou sobre o Pôr do Som, que neste ano completa 25 anos. No entanto, a cantora não revelou o novo local onde a celebração será realizada.

 

"O Ano Novo vem com tudo. Vem com axé. Vem com 25 anos do Pôr do Som e com os 40 anos do Axé Music. Estou muito, muito feliz e, em breve, vou trazer novidades sobre o primeiro dia do ano. Dia Mundial da Paz. Dia de receber a benção do Pôr do Som", declarou a artista.

 

Veja nota na íntegra

 

A Arena “O Canto da Cidade” nasceu. O nome dado ao espaço onde é realizado o Festival Virada Salvador é uma homenagem à rainha do Axé Music, Daniela Mercury. A canção composta pela artista em parceria com Tote Gira é uma das músicas mais fortes e emblemáticas do Brasil. O álbum que levou o nome da canção vendeu milhões de cópias em todo o mundo e consagrou Daniela como precursora deste gênero, que é símbolo de resistência. 

 

O álbum “O Canto da Cidade”, lançado em 1992, transcendeu barreiras musicais, tornando-se um símbolo da Bahia e do Brasil para o mundo. Com canções que imortalizaram o samba-reggae e celebraram o povo baiano, o disco é um marco histórico, eleito como um dos álbuns mais importantes da música popular brasileira. Denominar o espaço de Arena “O Canto da Cidade” reafirma o compromisso das entidades públicas com a preservação desse patrimônio artístico que se estende à população de Salvador e da Bahia. A escolha do novo nome reforça o reconhecimento da arte como um pilar essencial da identidade cultural soteropolitana e exalta o legado da obra para a cultura brasileira.

 

Não poderíamos deixar de destacar que este reconhecimento acontece em um momento simbólico: os 25 anos do projeto Pôr do Som, criado por Daniela Mercury, que se tornou um patrimônio cultural da capital baiana. Realizado tradicionalmente em 1º de janeiro, o espetáculo celebra a chegada do Ano Novo e acolhe baianos e turistas no Dia Mundial da Paz. Durante muitos anos, o Pôr do Som foi mantido com recursos próprios pela artista em um gesto de compromisso pela sua terra e seu público. 

 

Hoje, vemos com orgulho a evolução desse movimento. “Estou muito orgulhosa de ser inspiração na minha cidade e no meu país. O Canto da Cidade é o canto de todos nós. O Ano Novo vem com tudo. Vem com axé. Vem com 25 anos do Pôr do Som e com os 40 anos do Axé Music. Estou muito, muito feliz e, em breve, vou trazer novidades sobre o primeiro dia do ano. Dia Mundial da Paz. Dia de receber a benção do Pôr do Som”, afirma Daniela.

Autoria: Dias D'Ávila Agora

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites