Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
A economia brasileira cresceu 0,1% em outubro em relação ao mês anterior, segundo dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgados nesta sexta-feira (13). Este é o terceiro mês consecutivo de alta, embora o crescimento tenha desacelerado em relação a setembro, quando o indicador registrou uma expansão de 0,8%. No acumulado de 2024, até outubro, o crescimento foi de 3,7%, e em 12 meses até o mesmo mês, a alta foi de 3,4%.
Em comparação com outubro de 2023, o IBC-Br subiu 7,3%. A divulgação do índice ocorre após o Produto Interno Bruto (PIB) ter crescido 0,9% no terceiro trimestre de 2024, impulsionado principalmente pelos setores de serviços e indústria. A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda mantém uma projeção de crescimento do PIB de 3,3% para o ano, mas o ministro Fernando Haddad indicou que o crescimento final pode atingir 3,5%, uma estimativa 0,2 ponto percentual acima da anterior.
Além de servir como indicador da atividade econômica, o IBC-Br é utilizado pelo Banco Central para ajustar a taxa Selic, atualmente em 12,25%, após a decisão recente de aumento da taxa de juros. O mercado financeiro estima que o PIB de 2024 cresça 3,39%, segundo o último Relatório Focus.
Autoria: Metro 1