Publicado em 25/04/2017 11h36

Secretaria da Educação lança manual que ajuda a identificar possíveis problemas oftalmológicos nos estudantes

Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolveu um Manual Orientador para realização do Teste de Snellen – avaliação da acuidade visual. O material contribui para que os professores possam identificar possíveis problemas oftalmológicos nos estudantes e orientem os pais, as mães ou responsáveis a procurar um especialista, tendo em vista que alterações oftalmológicas podem interferir no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes.

 

O manual faz parte do kit "Saúde Ocular nas Escolas", que também é composto por um banner da Escala Optométrica. O material será distribuído para as escolas, mas o manual já pode ser acessado para download no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Fábio Barbosa, coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, explica que o manual foi elaborado em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado e o Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola e, certamente, a identificação e resolução de problemas oftalmológicos contribuirão para os processos de ensino e da aprendizagem.

 

"O objetivo é subsidiar o trabalho das escolas no que tange a identificação de estudantes com possíveis problemas oftalmológicos como erros de refração, miopia, astigmatismo, hipermetropia, além de outras patologias infecciosas que prejudiquem o ensino e a aprendizagem dos estudantes", afirma Fábio Barbosa, ao destacar que "de posse do material, os professores serão instrumentalizados com uma formação específica e, a partir dessa formação, será possível que possam aplicar o teste nos estudantes, indicando aqueles que deverão ser encaminhados ao oftalmologista para exame especializado".

 

O documento reúne orientações de como o professor poderá detectar algumas alterações oftalmológicas que apontem a necessidade da aplicação do teste. Dentre os sintomas estão: o lacrimejamento, principalmente durante ou após realizar atividades que exigem esforço visual como ler; apertar ou arregalar os olhos para enxergar melhor; aproximar-se muito do quadro ou ainda aproximar muito do livro para ler; necessitar afastar os objetos do rosto para ver melhor e coceira contínua nos olhos.

 

Acuidade Visual - A acuidade visual (AV) é o grau de aptidão do olho para identificar detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. A forma mais simples de diagnosticar a limitação da visão é medir a acuidade visual com a Escala de Sinais de Snellen. A escala utiliza sinais em forma de Letra E, organizados de maneira padronizada, de tamanhos progressivamente menores chamados optótipos. Em cada linha, na lateral esquerda da tabela, existe um número decimal que corresponde à medida da acuidade visual. 

 

Foto: Divulgação

Acesse o Manual Orientador: file:///C:/Users/claudia.santos/Downloads/manual-orientador-teste-de-snellen-acuidade-visual.pdf

 

Autoria: Dias D'Ávila Agora / Secom

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites