Publicado em 06/09/2017 19h45

FORD APRESENTA SEU PROGRESSO AMBIENTAL NO 18º RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE

Nós percorremos um longo caminho e ainda temos uma longa jornada pela frente

A Ford apresenta seu 18º Relatório Anual de Sustentabilidade, incluindo um vídeo narrado por Bill Ford, presidente do Conselho de Administração, detalhando o progresso ambiental da empresa em todo o mundo e seu compromisso em manter ações de sustentabilidade contínuas no futuro (veja a versão completa do relatório em inglês aqui).

Desde 2000, a Ford publica seu Relatório de Sustentabilidade para monitorar a gestão de questões relacionadas àqualidade e conservação do ar e mudanças climáticas, além de identificar oportunidades que tenham impactos significativos em todo o negócio – indo desde o gerenciamento do uso da água até o treinamento de fornecedores.

“Sabemos que a mudança climática é real e ameaçadora, e continuaremos trabalhando com líderes em todo o mundo para alcançar ambiciosas metas globais de redução de gases do efeito estufa”, afirma Bill Ford. “Ao mesmo tempo, temos a oportunidade de evoluir enquanto avançamos para um mundo de veículos e ambientes inteligentes, incluindo o compartilhamento de carros, transporte multimodal e vans sob demanda. ”

A Ford colaborou com várias outras organizações ao longo dos anos para aumentar a transparência e a profundidade das iniciativas ambientais da empresa. Um bom exemplo disso é a recente adesão da empresa à “Business Alliance for Water and Climate”, em junho.  A Ford foi a primeira montadora participar da iniciativa - uma aliança que envolve lideranças de organizações de todo o mundo para tratar de desafios urgentes de desenvolvimento sustentável relacionados à água e ao clima.

Com o objetivo de evitar o uso de água potável no processo de fabricação, desde 2000 a Ford reduziu o uso deste recurso natural em mais de 61%. Além disso, fornecedores da Ford que participam de um programa de parceria por um meio ambiente mais limpo estão a caminho de atingir a meta de economizar mais de 2 bilhões de litros de água nos próximos cinco anos - o suficiente para preencher 837 piscinas olímpicas, de acordo com dados coletados em 2016.

Ford América do Sul

O relatório traz um capítulo dedicado à América do Sul com as ações desenvolvidas pela Ford na região. Além das iniciativas locais para a diminuição do uso de água e dos planos ambiciosos para eliminar o envio de resíduos para aterros, outros destaques são os projetos voltados para as comunidades, como o Programa Ford de Educação para Jovens, o Odontomóvel e a parceria com o Projeto Axé para a distribuição de mochilas sustentáveis a estudantes de baixa renda.

Economia de água

Nas unidades do Brasil, o objetivo é usar apenas água reciclada na produção de carros. A fábrica de motores em Camaçari, na Bahia, melhorou sua meta de economia de água em 2016 e está se preparando para se tornar uma das instalações globais da Ford com consumo de 0.057m³ de água por motor. Em cinco anos, a redução do consumo na fábrica foi de 38% por meio da adoção de diversas medidas de economia: até a água condensada nas unidades de ar-condicionado é coletada e reutilizada. Em Camaçari, as iniciativas para aumentar a eficiência incluem um plano de reúso de água para sistemas de ar comprimido e banheiros, o que deve levar à economia de água ao equivalente ao consumo de 372 residências com quatro moradores ao longo de um ano. 

Em São Bernardo (SP), os projetos de economia também incluem o reúso de água de torres de ar comprimido e banheiros e teve início a reciclagem da água usada no processo de pintura.

Zero Resíduo

Os esforços na América do Sul evitaram que 800 toneladas de resíduos fossem enviadas por ano para aterros – o equivalente ao volume gerado por 550 residências com quatro moradores ao longo de doze meses. A fábrica em São Bernardo (SP) comemorou o status ‘Zero Resíduo’ em julho de 2016, após a realização de uma campanha envolvendo todo o quadro de empregados. As medidas adotadas incluem a separação efetiva de resíduos, reciclagem, coprocessamento e incineração. As outras instalações no Brasil com o status Zero Resíduo são a fábrica de motor e transmissão em Taubaté (SP) e a fábrica em Camaçari, na Bahia. Na unidade de Pacheco (Argentina), que conquistou o status em janeiro de 2017, cada tipo de resíduo demandou um plano de descarte específico e adequado ao meio ambiente.

Programas educacionais e sociais

            Lançado no final de 2015, o Programa Ford de Educação para Jovens oferece apoio educacional e treinamento técnico para até 100 alunos de baixa renda de escolas públicas a cada ano. Até agora, foram capacitados 198 alunos em duas turmas. O programa prevê o desenvolvimento de competências de relacionamento e de gestão, com foco principal na postura e comportamento ético, e tem duas etapas: a primeira, com 150 horas, é focada em comportamento, e a segunda, com 160 horas, é composta por cursos de qualificação profissional. Eles também recebem alimentação, transporte e tratamento dentário no Odontomóvel, o serviço odontológico móvel da Ford. Concluindo o programa com sucesso, os participantes podem se candidatar para serem aprendizes na Ford.

Em atividade desde 2011, o Odontomóvel é uma clínica odontológica móvel, gratuita e totalmente equipada. Desde o início de sua atuação nas escolas, totalizando cinco unidades móveis, já foram atendidas 15.548 crianças e realizados 104.648 procedimentos, entre clínicos, aplicação de flúor, escovação, atividades educativas e levantamento epidemiológico em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). O foco são as crianças e adolescentes de 2 a 15 anos de escolas públicas selecionadasem parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, priorizando as áreas com serviços odontológicos insuficientes.

Além disso, todos os anos a Ford distribui 10 mil mochilas sustentáveis para crianças de famílias de baixa renda que estudam em escolas públicas de Camaçari, em parceria com o Projeto Axé, uma importante organização sem fins lucrativos. Quarenta mulheres em situação de vulnerabilidade social participam do processo de confecção. Elas recebem bolsa-auxílio e capacitação em corte e costura nas unidades da ONG. O material usado para as mochilas vem dos uniformes dos empregados da Ford, que antes eram incinerados quando devolvidos ao setor de Recursos Humanos. Os adolescentes que fazem parte do Projeto Axé se encarregam de criar estampas e customizar as mochilas. A cada ano, desde que começou a parceria, o Projeto Axé realiza workshops sobre customização para estudantes em dez escolas públicas de Camaçari.

 

FORD BRASIL 

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

 

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs e veículos eletrificados da Ford e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.

Autoria: Visão diária

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites