Publicado em 21/05/2016 15h00 - Atualizado em 21/05/2016 15h02

Bahia registra 9,8 mil casos de violência contra a mulher no primeiro trimestre

ALARMANTE

violencia-contra-mulher-21455285497
Foto: Reprodução
 

Ser mulher, infelizmente é uma condição perigosa. Em apenas três meses a Bahia registrou 9.795 casos de violência física contra mulheres. Apesar da redução de 32% em relação ao mesmo período de 2015, estes números ainda são assustadores. Os dados levam em conta os registros de homicídio doloso (com intenção de matar), tentativa de homicídio, lesão corporal intencional, estupro e ameaça.

Segundo a secretaria de segurança pública, quase todos os tipos de violência registraram queda em relação ao ano anterior, com exceção dos homicídios que registram aumento entre janeiro e março, saindo de 73 em 2015 para 80 este ano.

“Temos que mexer nos espaços estratégicos, que é o espaço da educação. O sistema educacional precisa se abrir para a promoção da igualdade de gênero. Enquanto essa temática não for tratada nas escolas, como um desafio civilizatório que precisa ser cumprido, a gente vai continuar oferecendo às gerações uma formação que reproduz o machismo e a ideologia do patriarcado, na qual o homem se sente tão superior à mulher que alguns se sentem até no direito de tirar a vida das mulheres”, disse Olívia.

 

“Nós avaliamos como lamentável que, em pleno século 21, ainda tenhamos que conviver com essas estatísticas de homicídios de mulheres. Mas a legislação foi uma conquista fundamental, como a Lei Maria da Penha e a lei que tipifica o feminicídio como um crime hediondo”, acrescentou.

Cumprimento da lei

“O Judiciário precisa se apropriar plenamente dessa questão do feminicídio, tem que garantir julgamentos mais céleres e garantir que as medidas protetivas sejam garantidas, para que as mulheres que já denunciaram seus algozes gozem de proteção. O Judiciário às vezes leva meses para julgar, os criminosos acabam ficando em liberdade e deixando as mulheres em risco. É uma situação que exige um maior comprometimento do Poder Judiciário, em fazer valer as leis Maria da Penha e do feminicídio”.

Denúncias sobre qualquer tipo de violência contra a mulher podem ser feitas pelo disque 100 ou 180. O anonimato do denunciante é garantido.

Confira lista:

AGRESSÕES: Confira os locais de atendimento às mulheres vítimas de violência

 

Autoria: Aratu Online

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2016 © www.diasdavilaagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@diasdavilaagora.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9944-8748
Desenvolvimento: Tecnosites